uUniversidade Estadual do Piauí
Campus Professor Possidônio Queiroz
Oeiras-PI
ATENÇÃO:
Os simpósios temáticos ocorrerão nos dias 10 e 11 de setembro, das 08:00 h às 11:30 h
SIMPÓSIOS TEMÁTICOS
SIMPÓSIO TEMÁTICO 1:Sociedade, Memória e Poder no sertão do Piauí
Profa. Ma. Débora Cardoso (UESPI)
Profa. Ma. Ivana Campelo (UESPI)
A segunda metade do século XIX é particularmente um momento chave para a construção de múltiplas formações econômicas, culturais e sociais. Assim como suas raízes serão cruciais para os primeiros passos do século XX. Neste contexto a proposta do simpósio é reunir estudos que englobem estes cinco eixos: 1) Relações de Poder no Piauí; 2) Trabalho escravo e livre no Piauí; 3) Rede comercial no Sertão; 4) Cultura Política.
SIMPÓSIO TEMÁTICO 2: Práticas religiosas e cultura popular: (re) invenção da fé na contemporaneidade, ritos e sujeitos na religiosidade
Profa. Ma. Pedrina Nunes (UESPI)
Profa. Ma. Patrícia Sousa (UESPI)
O homem contemporâneo tem passado por constantes transformações que se refletem também na sua maneira de aproximação com o sagrado, cultos diversos tem surgido e os tradicionais tem se reinventado a fim de atender um público crente, mas que busca maneiras heterogêneas de aproximação com Deus. Nessa ótica as manifestações religiosas e culturais se misturam e passam a ser uma parte complementar do calendário festivo e religioso das cidades, portanto o Gt, busca discutir a inserção das novas religiões as chamadas religião de "New age" e as reinvenção dos cultos tradicionais Católicos, pentencostais, presbiterianos, umbandistas dentre outros pensando nas permanências e rupturas da história e na necessidade de integração e sobrevivência de algumas manifestações religiosas. A religiosidade e os sujeitos religiosos, ritos e celebrações que sinalizam as diversas relações com sagrado ao longo do tempo presente.
SIMPÓSIO TEMÁTICO 3: História, Memória e Patrimônio
Profa. Ma. Lêda Rodrigues Vieira (UESPI)
Profa. Ma. Francisca Márcia (UESPI)
A produção historiográfica atual tem abordado as temáticas da memória e do patrimônio em diversas perspectivas históricas, principalmente acerca dos chamados “lugares da memória”, de Pierre Nora. Além disso, as abordagens contemplam discussões em torno da memória coletiva que, conforme Maurice Halbwachs, a memória seria definida como um espaço mental que adquire substância na sociedade. Portanto, a noção de memória adquire importância na questão da temática do patrimônio, sobretudo quando analisamos as ideias de preservação de monumentos e bens culturais que guardam um passado, uma história das relações do homem no determinado tempo e espaço. Nesse sentido, esse simpósio temático receberá comunicações que trazem em suas reflexões temáticas os conceitos de memória e do patrimônio histórico, cultural, material e imaterial.
SIMPÓSIO TEMÁTICO 4: História, Gênero e Literatura
Prof. Me. Reginaldo Sousa Chaves (UESPI)
Profa. Ma. Ângela Maria Macêdo de Oliveira (UESPI)
Este Simpósio Temático tem por objetivo reunir pesquisas, já desenvolvidas ou em andamento, que abordem as identidades de gêneros e a historicidade da literatura, seja enquanto objeto ou fonte de pesquisa. São inúmeras as potencialidades históricas e de recurso estético que a literatura proporciona ao Historiador. Os textos literários propiciam diversas leituras, trazem significados para o entendimento da cultura, dos valores sociais, sejam as identidades de gênero, por exemplo, e experiências subjetivas de homens e mulheres (FERREIRA, 2012). Problematizar e repensar as identidades de gêneros como questões não definitivas, não coerentes ou permanentes, mas como um efeito, ou processo de produção, um ato performativo que está ligado às estruturas narrativas-discursivas, com múltiplas convergências e divergências. Percebendo as categorias de sexo, gênero e desejo, como efeitos de uma formação específica de poder de instituições, discursos e práticas. (BUTLER, 2008). Para Butler vivemos em uma sociedade que insiste em uma coerência total entre um sexo, um gênero e um desejo a partir da heteronormatividade o que é preciso problematizar para então vivemos uma sociedade mais tolerante.
SIMPÓSIO TEMÁTICO 5: História, Educação e Tecnologia
Profa. Ma. Cláudia Virgínia Albuquerque Prazim Brasilino (UESPI)
Profa. Ma. Michelle Dias (UESPI)
A educação brasileira, sua história e as tecnologias do ensino tem sido alvo de discussão de professores, alunos e pesquisadores. O entendimento das questões que envolvem a busca de um ensino de qualidade nos diversos espaços que abrangem o ensinar tem contribuído significativamente para o debate . Este Simpósio temático tem como objetivo discutir trabalhos que envolvem a temáticada EDUCAÇÂO, SUA HISTÒRIA E AS TECNOLOGIAS que podem fazer parte do processo de aprendizagem. Acredita-se que o debate entre os estudiosos possa contribuir para o conhecimento das questões que envolvem a educação no sentido de melhorar a qualidade no ensino e o conhecimento sobre os aspectos históricos da mesma, bem como fornecer subsídios para a pesquisa e elementos para a superação dos obstáculos que envolvem a educação no Brasil.